10 de junho de 2019

GUGA KUERTEN: 18 anos do Tricampeonato em Roland Garros!

Há exatos 18 anos, no dia 10 de junho de 2001, Gustavo Kuerten alcançava o tricampeonato em Roland Garros.

Em uma partida árdua, com ventos e chuva, o catarinense ganhou de virada do espanhol Alex Corretja por parciais de 6/7 (3-7), 7/5, 6/2 e 6/0.

Campeão também em 1997 e 2000, Guga fez naquele ano um dos gestos mais emblemáticos da história do tênis nacional e mundial. A terceira conquista no saibro francês permitiu que fechasse com chave de ouro o ciclo iniciado no ano anterior, no qual também venceu o Masters Cup de Lisboa, tornando-se o primeiro tenista brasileiro a alcançar o topo do ranking ATP.

Abaixo um trecho retirado da biografia de Guga, sobre esse momento único:

“Como na partida contra Russell, desenhei no saibro o coração para reafirmar todo o meu amor e gratidão por Roland Garros. Naquele momento, isso também deixava explícito que eu tinha ganhado aquele torneio na base da garra, da entrega, da paixão. Fiquei ali estendido mais uma vez, me sentindo em comunhão com o universo, num mundo à parte, acariciado pelas manifestações e pelos aplausos da plateia. Por mim, estaria ali até hoje. Quando a comoção diminuiu, levantei, tirei a camisa suada do jogo e me dirigi ao banco. Peguei então a outra camisa na sacola (...) No momento em que a vesti, todo mundo pôde ver o que eu tinha feito com uma caneta Pilot de ponta grossa e tinta azul: ‘Je t’aime, Roland Garros', eu te amo, Roland Garros, sendo que o verbo tinha sido substituído pela imagem de um coração. Vestindo essa camiseta e enrolado na bandeira do Brasil, chorei de novo”.

Foto: Paul Zimmer/Divulgação

Sua história com Roland Garros não terminou por aí, em 2018 Guga foi nomeado pela Federação Francesa de Tênis como o primeiro embaixador do Grand Slam francês.

"É uma grande honra e uma oportunidade enorme dar continuidade a essa relação mágica com Roland Garros que definitivamente transformou a minha vida e me ajudou a encontrar e saborear essas emoções valiosas, memórias e sensações. Mais uma vez tenho a chance de inspirar pessoas em todo o mundo com paixão, amor e convicção", afirmou Guga.

Lougge parabeniza Guga Kuerten por essa importante data em sua vida, por toda sua trajetória e principalmente, pelo incrível trabalho dentro e fora das quadras. Para nós é uma honra podermos chama-lo de parceiro!

 

Fonte:

https://esportes.estadao.com.br/noticias/tenis,guga-kuerten-e-nomeado-primeiro-embaixador-de-roland-garros,70002341459

https://revistatenis.uol.com.br/artigo/ha-15-anos-guga-conquistava-tricampeonato-em-roland-garros_13805.html

Lougge
Selecione uma região para entrar