07 de maio de 2019

Dia do Oftalmologista - Uma Homenagem Lougge!

Hoje, 07 de maio, é comemorado, o Dia Nacional do Oftalmologista, uma homenagem ao profissional responsável pelo estudo, cuidado e prevenção de doenças ligadas ao sistema ocular.

O Dia do Oftalmologista tem sua origem na fundação da Sociedade de Oftalmologia de São Paulo, em 1930. Em 1986, a data foi instituída em caráter nacional, pelo então ministro da Saúde, Seigo Tsuzuki.

A origem da oftalmologia remonta aos antigos egípcios. No entanto, o verdadeiro surgimento da profissão só ocorreu em 1850, com o médico e físico alemão Hermann Ferdinand Ludwig von Helmholtz. Ele apresentou à comunidade científica o oftalmoscópio, que permite examinar o interior do globo ocular.

A data lembra a importância da consulta periódica ao especialista ocular. Desse modo, é possível identificar e prevenir uma série de problemas comuns à visão. A Organização Mundial da Saúde estima que atualmente o Brasil tem quase 1,2 milhão de cegos, dos quais 60%, ou 700 mil, em números absolutos, poderiam ter a condição evitada ou revertida caso recebessem tratamento adequado a tempo.

Para celebrar a data, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia disponibilizou material exclusivo com foco na educação de pacientes. Nele, serão disponibilizados vídeos e publicações com objetivo de esclarecer a população sobre cuidados preventivos e tratamento de patologias oculares. Confira pelo link: http://www.cbo.net.br:7080/novo/classe-medica/diadoftalmologista.php

Lougge parabeniza todos os profissionais da área que com seu trabalho e dedicação, fazem muito mais que cuidar da saúde dos olhos, nos auxiliam a enxergar as coisas mais belas da vida.

 

Fonte: https://opticanet.com.br/secao/saude/9180/dia-do-oftalmologista-confira-10-curiosidades-sobre-a-profissao

https://amb.org.br/noticias/hoje-e-dia-do-oftalmologista/

Lougge
Selecione uma região para entrar