08 de março de 2019

Dia das Mulheres – Uma Homenagem Lougge

Para muitos, o 8 de Março e diferentemente de diversas outras datas comemorativas, esta não foi criada pelo comércio.

Oficializado pela Organização das Nações Unidas somente em 1975, o Dia Internacional da Mulher era celebrado muito tempo antes, desde o início do século 20.

A origem da data escolhida para celebrar as mulheres tem algumas explicações históricas. No Brasil, é muito comum relacioná-la ao incêndio ocorrido em Nova York no dia 25 de março de 1911, que trouxe à tona as más condições enfrentadas por mulheres na Revolução Industrial.

Em 1917, houve um marco ainda mais forte daquele que viria a ser o 8 de Março. Naquele dia, um grupo de operárias saiu às ruas para manifestar contra a fome e a Primeira Guerra Mundial.

Todas essas manifestações tinham em comum o fato de reivindicarem melhores condições de trabalhos e direitos para as mulheres.

Algumas conquistas das mulheres no Brasil:

1928 – Alzira Soriano de Souza é eleita a primeira prefeita no Brasil, quando ainda nem existia o voto feminino.  

1932 - Maria Lenk se torna a primeira mulher a participar das Olimpíadas.

1934 - As mulheres conquistam o direito ao voto.

1985 – É criada a primeira Delegacia da Mulher em São Paulo.

2006 - A Lei Maria da Penha, Lei nº 11.340, foi criada para combater a violência doméstica contra a mulher no Brasil. A norma estabeleceu que a violência doméstica – física, psicológica, sexual, patrimonial ou moral – é crime.

2015 – Aprovada a Lei do Feminicídio. A Lei nº 13.104 finalmente classifica o feminicídio como crime de homicídio.

Hoje, 2019, cabe a nós mulheres tirarmos um momento desse dia tão importante para apreciarmos a luta, coragem e determinação de todas as mulheres que vieram antes de nós e claro, de nós mesmas! 

Ser mulher é viver mil vezes em apenas uma vida, é lutar constantemente, é estar antes do ontem e depois do amanhã, é desconhecer a palavra desistir. Ser mulher é acima de tudo, um estado de espírito, é ter dentro de si um tesouro escondido e ainda assim, dividi-lo com o mundo.

Parabéns mulheres, vocês merecem o mundo.

Lougge
Selecione uma região para entrar