06 de fevereiro de 2017

Como a visão pode afetar o rendimento do seu filho na escola

O Ano mal começou e você está correndo atrás de material escolar, transporte, uniforme e tudo para não faltar nada para seu filho. Mas, é importante que você coloque na sua lista uma consulta com um oftalmologista para os pequenos, e vamos explicar o motivo.

No Brasil, cerca de 10% das crianças com menos de quatro anos precisam usar óculos, número que aumenta para 20% em crianças de até 10 anos de idade. O grande problema é que 80% das crianças nunca fizeram exames de visão.

Uma pesquisa sobre o assunto revelou que 57% das crianças com distúrbios na visão são mais desatentas, inquietas, agitadas e tem dificuldades de aprendizado. E se o seu filho possui dificuldades de socialização, saiba que talvez isso aconteça em decorrência de algum problema visual.

O dia a dia pode revelar algumas dificuldades dos pequenos. Podem ser um indicativo quando crianças de até dois anos lacrimejam muito, se não gostam de ambientes claros (fotofobia), se tendem a fechar os olhos em ambientes ensolarados ou se tiverem a íris muito grande.

Dos dois aos sete anos, as crianças com problemas de visão tendem a virar a cabeça para um dos lados e possuem frequentes dores nos olhos ou dores de cabeça. Esfregar muito os olhos após realizar um esforço visual ou ter letras muito grandes ou tortas também podem sinalizar alguma disfunção visual. Se aproximar demais de cadernos ou livros, ou ainda sentar muito perto da TV pode significar que já existe uma dificuldade.

Os problemas mais comuns podem ser corrigidos e controlados se identificados cedo, então recomenda-se fazer exames nas crianças a partir dos três anos, e dois anos se os pais tiverem problemas de visão. Crianças que já usam óculos devem continuar fazendo avaliações anuais, mesmo que pareçam estar enxergando bem, pois a lentes podem estar incorretas ou fracas em relação ao problema da criança.

Quando o problema é ignorado, tende a se tornar muito mais sério no futuro, influenciando o desenvolvimento escolar e social do pequeno. Por isso, as consultas ao oftalmologista devem ser mantidas sempre em dia. Aproveite, pois o período de férias é ideal para isso!

 

Por: Rafael M. Elias
Revisão: Betina Vieira e Valdete Grisard 

Lougge
Selecione uma região para entrar